Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Watcher Of Dreams

The Watcher Of Dreams

30
Mar18

Partilhar com consciência

C.

Sinto-me perseguida pelo meu telemóvel.

Não sei se nos Androids isto também acontece, mas o meu Iphone sabe sempre para onde vou. Juro-vos.

Tenho movimentações repetidas às Terças, Quintas e Domingos, fora as viagens para o trabalho. Além disso, o telemóvel guarda o local onde o meu carro está estacionado. 

Assim que o telemóvel detecta que está na mesma posição do carro, aparece-me logo uma notificação que diz "X minutos até ao sítio Y".

E muito raramente se engana... 

Eu sei que posso desligar os serviços de localização, mas depois tenho que os ligar quando preciso do gps, então aquilo acaba por andar sempre ligado.

Melhor, como tenho as contas da Google sincronizadas no telemóvel, tenho a certeza que algures no site consigo ver um histórico de sítios onde estive nos últimos tempos.

Hoje em dia, concordamos com tudo o que nos aparece nas caixinhas do telemóvel e tornamo-nos presas fáceis. Nós carregamos nos botões e estamos a concordar partilhar a nossa localização, dados de saúde, contactos telefónicos e sabe-se lá mais o quê com N aplicações e nem sabemos com quem estamos a partilhar isto tudo.

Um seguro pode-nos ser recusado por causa dos dados de saúde do telemóvel.

Não é só um telemóvel, não é só uma aplicação. É um sítio onde temos toda a nossa vida e facilmente podemos ser prejudicados por causa dos dados que partilhamos.

Pessoalmente, preocupo-me com isto. Claro que dá jeito o telemóvel prever para onde vamos e dar-nos uma estimativa temporal... mas também dá jeito a um stalker que perceba de informática que o telemóvel tenha essas informações. Também dá jeito aos bancos, seguradoras e afins terem motivos para recusar os nossos pedidos. Porque nós nem sabemos que entidades estão autorizadas a ver as nossas informações.

É a era digital... mas também é a era onde nada é privado.

2 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Free Delivery on all Calendars at the Book Depository