Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

The Watcher Of Dreams

The Watcher Of Dreams

17
Mai18

Imposições

C.

Nós somos quatro cá em casa. Querendo ou não, acabamos por ser a família longe de casa umas das outras. Por muito bons amigos que todas tenhamos cá em Lisboa, não é o mesmo que termos pessoas que vivem connosco. Sendo honesta, a partir do momento em que nos passeamos em cuecas em problemas em frente a alguém, o nível de intimidade é diferente. Por isso, quando uma de nós está mal, entrar pela porta de casa a chorar e ter alguém para nos dar um abraço, é perfeitamente normal.

Ontem uma delas entrou cá a chorar, porque o namorado acabou com ela. A história em si não importa, mas a dada altura ela disse "eu sou uma moça nova, tenho um emprego estável, tenho carro, tenho a minha independência, a única coisa que me falta é a relação estável, é esse o próximo objectivo e há x anos que não consigo alcançar isso". Ouvir esta frase fez as minhas entranhas mexerem-se.

Eu também sou uma moça nova (ainda mais), tenho o meu carro, a minha independência e também estou solteira para aí há uns quatro anos. Para mim, o que vem a seguir não é uma relação estável. Não no sentido de isso ser um objectivo, percebem? Sim, claro que eventualmente se arranja namorado, o tipo passa a marido, whatever. Mas porque é que isso é o próximo objectivo?

Para mim, uma relação não é um objectivo. Fazer a certificação, evolução de carreira, pagar o carro, comprar casa, viajar, aprender uma língua, ler livros. Isso para mim são objectivos. Em momento nenhum pensei "olha, estou estável, agora tenho que arranjar namorado". Tal como, quando casar não vou pensar "olha, estou casada, altura de ter crianças". 

A sociedade literalmente impõe-nos estas coisas como objectivos. Eu não quero que uma relação seja um objectivo. Sim também é algo que se constrói, algo que dá trabalho. Definir isso como um objectivo é impor obrigações: tenho mesmo que arranjar um namorado. Mas para mim um objectivo é dia 28 fazer um exame e passar. Ou correr 10 km.

Não sei se me estou a fazer entender. Mas basicamente a questão é porque raio é que há percursos pré-definidos? Eu quero fazer o meu percurso como bem me apetece. 

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Free Delivery on all Calendars at the Book Depository